Regulamento Concurso Paulo Ribeiro


Regulamento Concurso Paulo Ribeiro – Pizarro S.A.


1. Enquadramento


O concurso Paulo Ribeiro surge em homenagem ao primeiro colaborador da empresa Pizarro, S.A.
Pretende-se para além de manter presente uma memória capaz e inigualável, que surja uma oportunidade de dar outro impulso no que toca a criação de peças de vestuário, podendo assim responder às necessidades de intervir e pensar o "denim" como um elemento de futuro e vanguarda.

2. Objetivos

O presente concurso visa assim conhecer, valorizar e dar oportunidade a jovens designers de moda de criarem as suas próprias peças de vestuário, bem como a possibilidade de se exibirem e mostrarem no mercado têxtil.
Os candidatos terão como objetivo o desenvolvimento de um coordenado composto no mínimo por duas peças e no máximo por quatro peças. É requisito obrigatório que estas sejam compostas por fibras naturais ou "denim". Também serão válidas propostas que contenham ambos os elementos têxteis.

3. Entidade promotora

O concurso Paulo Ribeiro é uma iniciativa da empresa Pizarro, S.A. com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Virginia Commonwealthe University (EUA).


4. Entidades convidadas

São entidades convidadas para participarem neste concurso a Universidade do Minho, a ESAD, o IPCA, a CENATEX e a Academia CITEVE.


5. Concorrentes

Podem concorrer a este concurso os estudantes das entidades convidadas, bem como os estudantes nacionais na área da moda e têxtil, desde que inscritos em escolas profissionais, licenciaturas, mestrados ou recém-formados em licenciatura, mestrado ou escola profissional do ano letivo 2014/2015. Neste último requisito de recém-formado, o candidato não poderá estar inscrito em qualquer tipo de estágio ou a desenvolver atividade em outra empresa do ramo têxtil.

Cada candidato deverá submeter na 1.ª fase os seus dados de identificação, nomeadamente o nome, morada, data de nascimento, estabelecimento de ensino, curso, e-mail e contacto telefónico. Na 2.ª fase deverá ser submetida a proposta, o currículo criativo individual e o comprovativo de frequência de escola.


6. Propostas e condições de participação

Os projetos apresentados deverão reunir os seguintes elementos:
  • Tema ou conceito associado ao projeto desenvolvido;
  • Memória descritiva e justificativa do projeto;
  • É opcional a escolha da coleção das peças, podendo esta ser Primavera/Verão ou Outono/Inverno;
  • Painel de ambiente;
  • Paleta de cores e materiais;
  • Croquis ilustrados e técnicos de 1 coordenado com referência às matérias-primas a utilizar, sendo que terá sempre de ser composto obrigatoriamente por pelo menos uma peça em fibras naturais ou outra em "denim", ou então ambas;
  • Legenda explicativa das caraterísticas essenciais para a correta interpretação de cada peça;

O dossier deverá ter um formato A3, assim como as restantes informações técnicas.


Todos os elementos escritos deverão estar em Inglês.

Depois de efectuada a candidatura na 1.ª fase será atribuído a cada candidato um número, que terá de constar na entrega dos projetos. Desta forma não poderá haver qualquer tipo de identificação pessoal nos trabalhos, exceto aquela que indicada pela comissão organizadora do concurso.


7. Prazos de candidatura e meio de entrega


A 1.ª fase será de inscrição e decorrerá entre 1 de Outubro de 2015 até 31 de Outubro de 2015 através da plataforma online disponibilizada no website www.pizarro.pt.


Na 2.ª fase, de 01 de Novembro de 2015 até 30 de Novembro de 2015, deverão ser entregues os trabalhos candidatos ao concurso através da mesma plataforma online acima descrita, onde posteriormente serão escolhidos os 10 melhores projetos para a 3.ª fase.
As candidaturas enviadas após a data limite serão consideradas inválidas.


Os trabalhos serão avaliados pelos jurados entre os dias 1 e 7 de Dezembro de 2015.

A 3.ª fase decorrerá entre os dias 9 de Dezembro de 2015 até 15 de Janeiro de 2016. Após avaliação dos projetos submetidos na 1.ª fase, decorrerá a execução dos 10 melhores trabalhos nas instalações da empresa Pizarro, S.A., onde serão fornecidos todos os materiais e matérias-primas necessárias à correta elaboração dos projetos, bem como ajuda de profissionais técnicos e qualificados.

A 4.ª fase, que decorrerá no dia 29 de Janeiro de 2016, terá como palco final, uma exposição dos trabalhos dos 10 finalistas, sendo, depois de avaliados pelos elementos do júri, apreciados por vários representantes de várias marcas nacionais e internacionais do mundo têxtil.

Nesta exposição serão também indicados os premiados do concurso.


8. Júri

O júri será composto por:

Representante da Câmara Municipal de Guimarães;

Donwan Harrell, designer e dono da marca PRPS;

Dra. Margarida Pizarro, diretora de produção da Pizarro, S.A.;
Filipe Cruz, diretor geral da Bus Urban Jeans;
Lisette Geller, Managing Editor e Lana Ober, Brand Manager na denimology.


9. Critérios de Avaliação

Os projetos a concurso serão avaliados pelo Júri, tendo em consideração os seguintes critérios:
  • Fundamentação e qualidade da proposta dada ao objetivo do concurso;
  • Criatividade e originalidade das propostas;
  • Viabilidade, sustentabilidade e exequibilidade das propostas.
 
10. Prémios e menções honrosas

O concurso visa assim atribuir como prémios:

Aos 5 melhores trabalhos será atribuída a realização de um programa de estudo internacional, em Nova Iorque e na Virginia, com a duração de 5 semanas. Esse programa estará a cargo de Donwan Harrell, designer e dono da empresa PRPS com sede em Nova Iorque, em parceria com a Universidade VCU, na Virginia, nos Estados Unidos da América, tendo como base duas semanas no campus dessa Universidade, duas semanas nos escritórios da marca PRPS, e uma semana na empresa Pizarro, S.A.


Serão ainda atribuídos os seguintes prémios:


Ao primeiro classificado uma viagem a Barcelona com entrada e exposição da(s) suas(s) peça(s) na feira internacional Denim Premiére Vision Barcelona no stand da Pizarro, S.A., um estágio curricular na empresa Pizarro, S.A. e exposição da(s) peça(s) no showroom da empresa;

Ao segundo e terceiro classificados um estágio curricular na empresa Pizarro, S.A. e exposição da(s) peça(s) no showroom da empresa;

Ao quarto e quinto classificados será atribuído um certificado de participação.


11. Comunicação dos resultados

A divulgação dos resultados será posteriormente feita através do website www.pizarro.pt na página do Concurso Paulo Ribeiro e das demais plataformas utilizadas para divulgação do concurso, nomeadamente as redes sociais da empresa e respetivas instituições parceiras.

12. Recurso

Da decisão do júri não haverá recurso.

13. Propriedade intelectual

A todos os projetos apresentados é garantido o direito de propriedade intelectual pelos seus proponentes.


14. Propriedade industrial

As criações intelectuais serão objeto de um direito de propriedade industrial, garantindo à empresa Pizarro, S.A. a proteção dos modelos executados, salvaguardando a propriedade intelectual para o(s) autor(es) da(s) peça(s).


15. Disposições finais

A entidade promotora deverá comunicar a todas as partes interessadas qualquer alteração que seja efetuada nos prazos (datas) do concurso, nunca inferior às datas estipuladas.


A empresa Pizarro, S.A. garante o acesso a toda a informação aos candidatos relativamente aos processos de confeção e fabrico das peças de vestuário.


A Pizarro, S.A. irá também garantir uma data para esclarecimento público a todas as partes interessadas em participar no concurso, na Black Nox, dentro da Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães.


Incumbe à entidade promotora a correta interpretação às dúvidas e omissões do presente regulamento.


As dúvidas e esclarecimentos deverão ser remetidas para o e-mail marketing.pizarro@pizarro.pt com o assunto "Concurso Paulo Ribeiro by Pizarro, S.A.".


Serão excluídos os candidatos que não reúnam as condições acima descritas.


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